sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Contabilidade Básica -Parte 2 Procedimentos Contábeis

Procedimentos Contábeis

Contas Contábeis
Conta contábil é a representação de um elemento patrimonial ou de resultado, tem a finalidade de agrupar elementos que tem as mesmas caracteristicas em uma mesma conta.
Tipos de Contas Contábeis:
·        Contas do Ativo
·        Contas do Passivo
·        Contas do Patrimônio Liquido
·        Contas de Receita
·        Contas de Despesas
Natureza das contas contábeis
A Natureza das contas contábeis pode ser devedora ou credora.
Contas Devedoras:
·        Ativo:  Contas devedoras do Patrimônio Liquido
·        Despesas: Contas que debitam o Patrimônio Liquido
Contas Credoras:
·        Patrimônio Liquido
·        Passivo : Contas Credoras  do Patrimônio Liquido
·        Receitas: Contas que Creditam o Patrimônio Liquido



Contas
Natureza da conta
Saldo Aumenta com
Saldo Diminui com
Ativo
Devedora
Débito
Crédito
Passivo
Credora
Crédito
Debito
Patrimônio Liquido
Credora
Crédito
Débito
Receitas
Credora
Crédito
Débito
Despesas
Devedora
débito
crédito

 Devedoras = Aplicação de recursos
 Credoras =  Origem dos recursos









Plano de contas
Para se fazer os registros adequados de contabilidade necessitamos de agrupador de contas para as operações que é realizado na empresa. O plano de contas consiste no conjunto de contas contábeis, sendo criadas contas para organizar a contabilidade da empresa  . Exemplo ao invés de ter uma conta chamada bancos, criamos uma conta para cada banco, para sabermos a posição de cada saldo de banco e facilitar o entendimento ampliando o nivel de detalhamento.
As contas  podem ser divididas em sintéticas e analíticas
Contas sintéticas: Agrupam contas analíticas de mesma natureza .  Não recebem lançamentos diretamente. Ex. Conta Bancos.
Contas analíticas: São contas que recebem lançamentos contábeis de forma específica. Ex Conta Banco Do Brasil.
Na tabela abaixo é exemplificado uma conta analítica, ao invés de ter apenas uma conta sintética Chamada despesa com pessoal , Temos uma conta analítica Despesas com pessoal dividida em 3 subcontas: Salário, Férias e 13º Salário, etc.
Conta
Nome
4.1.1.001
Despesas com Pessoal
4.1.1.001.001
Salários
4.1.1.001.002
Férias
4.1.1.001.003
13º Salário
etc




Lançamentos Contábeis

Fatos contábeis   ocorrem no ambiente  da empresa que dizem respeito as suas operações internas e externas e que alteram seu patrimônio.
-Operações de constituição da empresa
-Operações de aquisição de bens e direitos
- Operações de aquisições de serviços
-Operações de vendas
O Registro de fatos contábeis se dá pelos lançamentos contábeis no sistema da empresa. O registro é feito pelo método das partidas dobradas. Este método determina que para cada lançamento a débito deve haver um lançamento a crédito no mesmo valor.
Um lançamento contábil é composto por cinco elementos fundamentais:
·        Data do lançamento : a data em que o lançamento ocorreu propicia que os registros sejam armazenados em ordem cronológica dos fatos contábeis
·        Conta a crédito: Conta contábil que será creditada. Podem ser creditadas mais de uma conta desde que a soma delas seja igual a conta a débito.
·        Conta a Débito: Conta Contábil que será debitada. Podem ser debitadas mais de uma conta desde que a soma seja igual a soma das contas a débito.
·        Valor do lançamento: representa o valor da transação ou da operação.
·        Histórico do Lançamento: Explica o fato, dá a ele um significado qualitativo.
Tais operações diretamente ou indiretamente afetam o patrimônio liquido da entidade  alterando-o de forma quantitativa( valor) ou qualitativa(tipo). Quantitativa porque afeta os valores do patrimônio Liquido. Qualitativa porque afeta como este patrimônio liquido é descrito. Fatos contábeis são portanto ocorrências que modificam a sistuação patrimonial de uma entidade e podem ser:
·        Permutativos
·        Modificativos
·        Mistos

Fatos Permutativos
Os fatos permutativos não alteram o patrimônio liquido de forma quantitativa mas o altera de forma qualitativa. É o caso quando a empresa compra mercadoria à vista, sai dinheiro  mas entra estoque de mesmo valor. Outro exemplo é o pagamento de uma obrigação , sai dinheiro do ativo mas também extingue-se a obrigação.
Fatos Modificativos
            São aqueles que alteram o valor do patrimônio Liquido da entidade.  Por exemplo a venda de uma mercadoria por 20.000,00 que estava no estoque por 15.000,00. Neste caso ocorre uma alteração quantitativa e qualitativa do patrimônio liquido da empresa.
Fatos Mistos
            São aquieles que implicam simultaneamente em mudanças permutativas e modificativas. Por exemplo o recebimento de uma duplicata a receber com juros. Haverá a troca da duplicata a receber por caixa, e devido ao juros também haverá uma alteração do patrimônio Liquido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário